HOME
RESERVAS
CACHOEIRAS
FOTOS POUSADA
ACOMODAÇÕES
REGULAMENTO
HISTÓRIA MUCUGÊ
ONDE COMER
Politica de Reserva
CONTATO E ORÇAMENTO

 MUCUGE

 

Mucugê é o que podemos chamar de um município tocado pela natureza. Localizado a 470 km de Salvador, com uma população de mais de 16 mil habitantes, a 900m do nível do mar, encravado no peito da Chapada Diamantina, esta bela, florida e bucólica cidade é rodeada por serras, grutas, rios e cachoeiras de uma beleza ímpar. situa-se mais próximo dos principais atrativos como: Poço Encantado, Poço Azul, Igatú, Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira das Três Barras, Cachoeira dos Cristais, Projeto Sempre Viva, Cachoeira da Piabinha, Cachoeira do Tiburtino, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira dos Funis, Cachoeira do Cardoso, Cachoeira da Sibéria, Mar da Espanha, Cachoeira do Córrego de Pedra, Rio Preto, Projeto Flores da Bahia, Barragem do Apertado, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeirão por Cima e  o Vale do Paty.

 Paraíso do ecoturismo, bem como para a prática de esportes aquáticos, Mucugê, nome de um fruto nativo que deu nome ao lugar.
A região, que desde o início do século XIX era parcialmente ocupada por fazendas de gado, foi a primeira a atrair os exploradores ávidos por novas jazidas de pedras preciosas. A história oficial conta que o primeiro diamante encontrado na região contou com a ajuda da sorte: em 25 de junho de 1844, o afilhado do imponente coronel “Cazuza do Prado”, Cristiano Pereira do Nascimento, achou, por mero acaso, uma pedra preciosa enquanto lavava as mãos no riacho das Cumbucas. Desde então, foram encontrados diamantes em abundância, reunindo no local mais de 1.200 pessoas, o que originou o povoado de Mucugê do Paraguaçu.


MOTIVOS E ORGULHO - O que não faltam são motivos para Mucugê festejar seu aniversário. Desde 1980, a cidade é considerada patrimônio da humanidade, devido seu valor arquitetônico colonial diferenciado e sabiamente preservado a tempo. Um passeio pelas ruas do município revela o casario colonial datado do século XIX, a exemplo do Cemitério Bizantino, encravado na rocha. O conjunto arquitetônico secular inclui ainda o prédio da Prefeitura, a igreja matriz de Santa Isabel, a Casa de Cultura e Lazer, o Arquivo Público Municipal e o museu Regional.
Erguida como um presépio na serra do Sincorá, Mucugê possui um conjunto arquitetônico neoclássico e neogótico do século 19 bem preservado que envolve casas de pedra, igrejas, Mirante do Cruzeiro, Praça dos Garimpeiros, entre outros. E a cidade é uma referência de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável da Chapada Diamantina. 
Mostra-se uma cidade, única, da Chapada Diamantina, na qual estão presentes tanto o cuidado com os recursos naturais, quanto com a qualidade de vida da sua gente.
A cidade também se orgulha de ter 53% de área do Parque Nacional da Chapada Diamantina. . Entre os principais pontos turísticos da cidade estão o extenso lago Mar de Espanha, a Cachoeira da Sibéria, do Tiburtino, do Cardoso, da Piabinha, da Andorinha, o Mirante do Cruzeiro, entre tantas outras belezas.

 

Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Mucugê-

-Data de Tombamento: 26/09/1980
Área Tombada: Todo o Perímetro Urbano e o Cemitério

 

 

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Rua José Alves Campos S/N (pousadaaltodapedra@hotmail.com)

Site pronto: NetFacilita